quinta-feira, 13 de maio de 2010

Melhores Filmes - Crepúsculo dos Deuses








"Tudo bem, Sr. DeMille, estou pronta para o meu close-up"

Filme: Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard)
Origem: EUA
Gênero: Drama
Ano: 1950
Direção: Billy Wilder
Elenco: William Holden (Joe Gillis)
Gloria Swanson (Norma Desmond)
Erich von Stroheim (Max Von Mayerling)
Nancy Olson (Betty Schaefer)
Fred Clark (Sheldrake)

Nunca um filme havia retratado uma Hollywood tão amarga, cruel e ingrata. Ingrata porque esqueceram de suas estrelas do passado, fazendo com que eles tivessem que conviver com o desgosto e muitas vezes a solidão.
Com a transição do cinema mudo para o falado muitos artistas da época ficaram desempregados, pois não conseguiram se adequar às mudanças que a indústria sofreu. E é neste ponto que começa a história da Norma Desmond, mais uma extravagante estrela do cinema mudo, que não conseguiu superar o passado, e terminou vivendo de lembranças e até muitas vezes mentiras criadas pelo seu mordomo/ex-marido/ex-diretor/motorista (...)

Na verdade temos dois personagens centrais: um, como já disse, é Norma e o outro Joe Gillis, um roteirista falido numa fase sem inspiração da sua carreira já medíocre. A vida deles se cruzaram quando por acaso Joe resolveu esconder seu carro num casarão que pensava estar abandonado. Quando se deu conta, se viu inserido na vida daquela mulher.
Com o passar do tempo foi notando coisas estranhas naquela casa, que parece não evoluir com o tempo, percebeu as trapaças e as ilusões com as quais ela se agarrava tão fortemente, parecendo quase como um caso de vida ou morte, porém, mal sabia ela que para o resto do mundo ela já havia morrido!

A narração póstuma feita pelo personagem de William Holden, estabelece o clima do filme de obsessão e loucura que são levados ao extremo. Inesquecível, com certeza um dos melhores filmes de todos os tempos, verdadeira obra-prima de Billy Wilder! Com interpretações memoráveis tanto de Glória Swanson como de William Holden. Com cenas incríveis, como a da piscina e a que Norma Desmond está descendo as escadas como Salomé, tornaram este filme único!

Crepúsculo dos Deuses - Trailler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...